Não resisti a uma adaptação/transcrição da Wikipédia, que aborda a definição de Labirinto.

Podem consultar o original aqui.

"Um labirinto é constituído por um conjunto de percursos intrincados criados com a intenção de desorientar quem os percorre. Podem ser construções tridimensionais (como o lendário labirinto de Creta, ou um conjunto de sebes plantadas de forma a proporcionar entretenimento num jardim), desenhos (como os labirintos que aparecem nos jornais como passatempo), etc. Utiliza-se frequentemente o termo para adjectivar outros géneros de obras. Por exemplo, diz-se de um romance com enredo complicado ou cuja narração não é linear que é "labiríntico". Jorge Luís Borges desenvolveu o assunto em diversos contos e ensaios. Na mitologia grega, o labirinto de Creta teria sido construído por Dédalo (arquitecto cujo nome tornou-se, depois, também sinónimo de labirinto) para alojar o Minotauro, monstro metade homem, metade touro, a quem eram oferecidos regularmente jovens que devorava. Segundo a lenda, Teseu conseguiu derrotá-lo e encontrar o caminho de volta do labirinto graças ao fio de um novelo, dado por Ariadne, que foi desenrolando ao longo do percurso. Tecnicamente alguns autores diferem Labirintos de Dédalos. Os Labirintos seriam caminhos unidirecionais que após algumas voltas sempre levaria ao centro, enquanto os Dédalos seriam as estruturas que visam confundir com entradas e saídas múltiplas. Em inglês estes dois tipos de desenho são definidos pelas palavras "Labyrinth" e "Maze" respectivamente.

(...)

A Internet como labirinto

A Internet é um labirinto moderno. Duas estratégias podem ser utilizadas para percorrê-lo:

(i) a estratégia de Ariadne sã, no qual toda rota é anotada ou registada de forma a se percorrer o caminho de volta se o usuário quiser, logicamente;

(ii) a estratégia de Ariadne louca, no qual o Internauta avança sem registo e por tentativas e erros, de sala em sala, site em site, sem uma forma de registo que permita sua volta pelo caminho passado.

Essas duas estratégias podem conduzir a resultados de busca interessantes e diversos.
(...)
Do ponto de vista topológico, os labirintos podem ser unicursais (um só sentido) ou não. No caso dos unicursais há apenas uma rota possível. Esse é o caso de estradas directas e dos caminhos em espiral. De um certo ponto de vista, os estudos de mapas e de labirintos se confundem...
(...), podem ser confundidos com labirintos, pelo menos, aqueles mais primitivos, na forma de mapas potentes de um inconsciente mais profundo. (...)."

Sem comentários: