avaliações

muito se tem falado no nosso país da avaliação a docentes... grande parte das vezes mal, ou, na minha opinião sem razão! (uma palavra prévia para os meus amigos e conhecidos que exercem a profissão, não é por mal mas tão só a minha opinião!) ora com toda a certeza, que todos nós, tivemos dois tipos de professores (exceptuando os docentes do Ensino Superior, isso são contas de outro rosário):
1 - aqueles "profes" porreiros, uns verdadeiros bacanos... aqueles que faziamos o que queríamos nas aulas, íamos se queriamos e depois as notas eram (numa prática que deve ser vulgar e generalizada, ou então é um puro mito urbano, proveniente da má lingua dos alunos!) consequência da sorte, i.e., se os testes ficassem em cima da cama passavam, se caiam chumbavam.... todos nós tivemos aqueles "profes" que davam aulas quando queriam, todos tivemos aqueles "profes" que não nos ensinaram (desculpem o termo) pêva...
2 - aqueles com os quais aprendemos muito, aqueles com os quais nos tornámos melhores pessoas e que nos ajudaram a moldar o carácter e a atinjir a maioridade de forma mais simples... poderiamos falar também daqueles que sabem muito, mas depois não sabiam transmitir o que sabiam de forma escorreita, simpes e compreensível... para mim esses tem desculpa, pois são de forma geral, justos!
ora, se uns merecem e outros não, não o sei... o que sei é que a avalição à classe docente já devia ser uma realidade à muito tempo! se calhar os paramêtros, definidos, para a avaliação, tal como estão não são os mais indicados.... ok! mas esta avaliação tem de ser uma realidade... se em todos os sectores de actividade profissional da nossa sociedade existem avaliações de desempenho, porque motivo, não existe para a classe docente? são um sector igual aos outros... nem mais, nem menos... ou estou enganado?
esta é a minha opinião! peço desculpa se ofendo alguém ao transmiti-la, mas é a minha opinião!

Sem comentários: